- Área: 1070 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Emre Dorter
-
Fabricantes: Hansgrohe, Kettal, Sto, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma experiência simples e esplêndida. Localizado em uma das baías idílicas de Bodrum -Turquia, o CAJA by Maxx Royal é um resort composto por 22 villas com serviços de estadia prolongada. O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com o cliente a partir do zero, redefinindo o conceito de uma vila de férias na costa do mar Egeu de Bodrum; O CAJA confere um ambiente caseiro onde os hóspedes podem usufruir dos serviços de um hotel de cinco estrelas.
Vizinha da famosa baía de Türkbükü em Bodrum, a Baía de Hebil é um bairro relativamente tranquilo, essencialmente residencial, com uma natureza exuberante que encontra águas cristalinas. Vilas caiadas espalhadas pelas encostas, paisagem de maquis com oliveiras e vistas fantásticas estão entre as características conhecidas desta faixa costeira. O processo de projeto inevitavelmente começou com uma apreciação dos valores existentes e do espírito do lugar. Um dos principais objetivos do GEOMIM era projetar um hotel que não apenas enfatizasse e se sentisse conectado à baía, mas também ampliasse a experiência das pessoas. Para conseguir isso, os assentamentos de vilas são recuados aprox. trinta metros atrás do limite de aproximação do edifício deixando amplos espaços abertos para o uso da piscina e da praia.
Todos os aspectos da experiência do resort - a chegada, o lounge, piscina e praia, restaurante, fitness e spa - estão agrupados em torno da entrada ou à beira-mar, deixando a zona das vilas íntima e tranquila. A arquitetura das villas oferece opções 1+1, 2+1 e 3+1. Inspirando-se no estilo das casas populares em Bodrum nos anos 80, o objetivo era manter-se em sintonia com as escalas e a expressão monolítica da identidade urbana resultando num conjunto de edifícios impregnados de natureza e relações semiabertas. A vida ao ar livre é suportada por todas as unidades no térreo, e os primeiros andares são sombreados com copas de madeira.
Uma foto de drone pode sugerir que o projeto consiste em blocos independentes. Ainda assim, todas as unidades estão conectadas a uma base central subterrânea com salas técnicas, estacionamento, salas de funcionários e conexões de serviço que permitem a operação eficiente do hotel. Localizadas sobre e ao redor dessa base invisível, as unidades das vilas são conectadas espacialmente às redes de serviço. No entanto, proporcionando intimidade máxima para os hóspedes, o fluxo de serviço nunca cruza as áreas de estar.
Considerando a utilização a longo prazo, a aposta nos interiores tem vindo a alcançar uma experiência total espaçosa e serena através da utilização de superfícies sustentáveis e de fácil manutenção, evitando superfícies arrojadas e/ou objetos que possam sobrecarregar os hóspedes ao longo do tempo. Projetado por GEO_ID, uma paleta simples de preto, branco e bege traz uma “atmosfera calma” aos interiores. O revestimento de estuque branco continua nos espaços interiores, e a fronteira entre o interior e o pátio sombreado se dissolve suavemente. Desfocar a barreira interior-exterior adapta-se perfeitamente aos rituais de vida de verão.
Grande parte dos móveis são pretos, contrastando com as paredes e tetos brancos, e as superfícies de cerâmica bege equilibram o ambiente e adicionam uma atmosfera calorosa. Uma paleta bege claro domina as superfícies têxteis e ilumina os interiores. Molduras personalizadas decoram as paredes e são uma abstração lúdica da linguagem geométrica do projeto. As linhas pretas emoldurando os quartos também contribuem para a sensação de luxo.